SARAU MATEMÁTICO
Um grande sonho....uma linda realidade!!!
O DISCURSO
"É bem mais fácil assim / com versos e cancões /cantando a matemática /
cantando seus poemas / tocando os corações...
E pra falar de amor /com versos e cancões / vou recitar poemas /
falando sobre números / com versos e cancões.... É bem mais fácil assim..."
Conta
uma antiga lenda que um rei ao repousar certa vez, na larga varanda de seu
palácio, sonhou que encontrara sete jovens que caminhavam por uma estrada. Em
certo momento, vencidas pelo fadiga e pela sede, as jovens pararam sob o sol
causticante do deserto. Surgiu, neste momento uma formosa princesa que se
aproximou das peregrinas, trazendo-lhes um grande cântaro cheio de água pura e
fresca. A bondosa princesa saciou a sede que torturava as jovens e estas,
reanimadas, puderam reiniciar a jornada interrompida.
Ao despertar, impressionado com esse inexplicável sonho, determinou o rei
que viesse à sua presença um sábio e
consultou-o sobre o significado daquela cena a que ele - rei poderoso e justo -
assistira no mundo das Visões e Fantasias. Disse o sábio: "Senhor! As sete
jovens que caminhavam pela estrada eram as artes divinas e as ciências humanas:
a Pintura, a Música, a Escultura, a Arquitetura, a Retórica, a Dialética e a
Filosofia. A princesa prestativa que as socorreu simboliza a grande e
prodigiosa Matemática". "Sem o auxílio da Matemática - prosseguiu o sábio
- as artes não podem progredir e todas as outras ciências perecem".
Eu leciono matemática a 16 anos, e sempre escutei
meus alunos dizerem que odeiam aritmética e que não conseguem entender os
números, os cálculos nem sua utilização. Quando iniciei os trabalhos aqui no
EREM Denival José Rodrigues de Melo, hoje meu segundo lar, também não foi
diferente.
Eu sou uma mulher apaixonada ...amo meu trabalho, e
sempre sonhei em ver meus alunos felizes e como eu...amando a matemática...E
foi a partir daí que comecei a ler poemas matemáticos para eles, toda semana,
com o propósito de fazê-los entender e se apaixonar pelos números. No inicio
eles não compreendiam , alguns riam...mas depois sentiram falta, pediam que
lesse mais pra eles, durante as aulas eu também costumava entoar canções
matemáticas com as fórmulas dos conteúdos para facilitar o aprendizado dos
alunos. Criei uma comunidade intitulada EU AMO MATEMÁTICA, da qual muitos alunos se tornaram membros. Então chegou um momento em que falei para
eles: agora é a vez de vocês mostrarem que são capazes de amar, de sonhar,
de compor... e de entender que sem a matemática não se vive.
Galileu mencionou em uma de suas obras que “A
própria natureza está escrita em linguagem matemática”
O que vocês vão ver, ouvir e se emocionar nesta
noite, é muito mais que um espetáculo, não é simplesmente apresentação de poemas
de amor e canções com fórmulas matemáticas , mas é a realização de um grande
sonho...
Um sonho que um dia eu tive e que meus alunos , protagonistas dessa
festa, juntos com todos que fazem a família EREM prof.º Denival me ajudaram a realizar. Nas aulas de artes ,
quando confeccionamos as lembrancinhas em papel vegetal, nas aulas de
literatura onde a Educadora e amiga Iracelane ajudou a orientar e corrigir
comigo os poemas e as canções... em cada gesto de apoio da gestão e colegas
educadores, em cada degrau alcançado.
Esta noite queridos convidados eu dedico a eles:
aos estudantes, que me ajudaram a realizaram este sonho... a eles que me
encheram de orgulho ao olhar para aqueles livros...porque se não fosse as a proficiência de cada um deles...nada , nada disso estaria acontecendo . Muito
obrigada a cada um estudante e muito obrigada a todos vocês, amigos e
convidados que hoje estão aqui para compartilhar comigo dessa tão grande
alegria. Esse Sarau é uma manifestação de sentimentos, de arte e de festa,
regada a música e poemas matemáticos...Que todos se divirtam , se emocionem e
principalmente, que amem a matemática...!
Muito obrigada!
ROSILENE MARCIONILA DE OLIVEIRA E SILVA
UM GRANDE ESPETÁCULO DE ARTE,
MUSICA , POEMAS E NÚMEROS...
ALGUNS POEMAS
A FUNÇÃO DO AMOR
Para
descobrir a função do amor devemos prestar atenção,
pois
existe uma função em que pode haver traição.
É
a função sobrejetora que não quer ver um coração triste na solidão,
mas
não sabe ela que a pior dor, é a dor
da divisão.
E
por falar em solidão lembrei-me agora de outra função,
é
a função injetora onde não há traição,
mas
existe a solidão para os que não encontrarão a metade do seu coração.
Se
não é a sobrejetora e nem a injetora
qual
será a função que não há traição nem muito menos solidão?
Lembro-me
agora da função bijetora,
função
arrebatadora de corações apaixonados.
Nesta
função não há traição e nem solidão.
Todo
mundo tem uma paixão,
não
há divisão de amores e nem subtração de dores.
Os
amores desta função nunca vão sofrer de solidão
Que
bom é descobri a função do amor.
O
amor é bijetor e arrebatador.
FABIA MAIZA RODRIGUES FERREIRA DA SILVA
NÚMEROS INTEIROS
Existem
4 palavras essenciais que não podemos esquecer, são elas:
Somar,
subtrair, multiplicar e dividir
Some
suas alegrias
Diminua
suas tristezas
Multiplique
seu amor
E
divida sua esperança
Se
somarmos tudo o que há de bom na vida
Com
certeza trará mais felicidades e sempre conservar o sinal,
mais
e mais tudo por igual serão bons resultados.
Se
algo em nossa vida nos fizer sofrer
e
tivermos que diminuir a felicidade somada
e dividir
o que existe de pior na vida
o
resultado será negativo.
Mas se colocarmos o sinal do que trouxe mais
emoção
e
vez por outra a multiplicação.
Tudo
se estabelece,
E
o resultado então será positivo.
Desse
jeito seremos eternamente felizes.
Dupla:
EDINALVA MARIA DA SILVA
MARTANIA BARROS DE OLIVEIRA
O
PRIMEIRO AMOR
Quando encontrar a fórmula do amor, e se esse
amor fizer seu coração parar de funcionar. Por alguns segundos.
Preste atenção:
Pode ser o terço mais importante de sua vida.
Se os olhares se cruzarem e o quadrado entre
ambos forem somados, e houver o mesmo brilho intenso entre eles,
Fique alerta: Pode ser a pessoa que você está
esperando.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo
for apaixonante,
saiba
que: a aritmética não falha.
E os olhos se encherem d’água neste momento,
perceba.
Existe á matemática entre vocês.
Se o primeiro e o ultimo pensamento do seu
dia for essa pessoa, se a vontade de ficar cada vez, mas junto e chega apertar
o coração agradeça.
Deus te mandou a fórmula do amor.
LAYANE CRISTINA DE ALMEIDA
GOMES
POEMÁTICO
Estudando
matemática
Duas
coisas eu aprendi
Amo-te
sem somar
Quero-te
sem diminuir
Meus
amigos essa noite
Eu
tive uma alucinação
Sonhei
com um nome de número
Invadindo
meu coração
Resolvi
fazer um poema
Para
um problema resolver
Os
números do desafio
Com
força de vontade irei fazer
Na
vida tenho metas
Traços
retos vão estudar
Quero
resolver muitos desafios
E
a todos ultrapassar
Vendo
números racionais
Lembrei-me
do coração
Quem
se divide em partes iguais
Pra
me ajudar em todas as equações.
Dupla:
JULIANA MARIA DOS SANTOS
DIMAS MANOEL ALEXANDRE PEREIRA
AMOR = MATEMÁTICA
Se
o amor é o inverso da solidão
Então
podemos dizer que a potência é o inverso da radiciação
Mais
a solidão representa uma fase infeliz da vida,
Já
o amor é igual há uma expressão numérica,
Cheio
de parênteses, colchetes e chaves,
mas
no final chegamos há um denominador comum.
Não
sei o motivo, circunstância ou razão,
eu
só sei de uma coisa
que
o meu amor por ti parece uma equação,
é
daqueles amores que para resolvê-los utilizamos: delta=b2-4. A.c
Nada
na vida é fácil,
Mas
se juntarmos amor e matemática,
A
vida passará a ser uma equação cheia de incógnitas,
embora
tenha alguns obstáculos,
mas
não que nenhum cálculo consiga resolver.
Assim
como o amor, a matemática tem suas fases ruins,
mas
tudo isso é para que cada um de nós saiba que difícil é mais gostoso.
Micael Douglas Alves
de Souza
Noé Cabral da Silva Junior
CORAÇÃO
EQUACIONADO
De onde vens?
Do país da equação
O que trazes?
Um coação equacionado
O que queres?
A simplificação de uma equação
O que achastes da equação?
Uma maneira facílima de resolver
Por que choras?
Porque não acho
Porque não achas?
Porque amo
Quem tu amas?
A verdadeira equação que vem do raciocínio e
do coração.
Joana
Paula da Silva
Luana
Agostinho da Silva
Operação
Amorosa
Porque insistir em uma soma que não dará certo?
Porque
não o subtrai de sua vida e soma-se a mim?
Porque
não separa-se dele?
Se
diz que me quer porque insistir em formar um triangulo amoroso, quando poderíamos
ser uma linha reta com apenas duas extremidades: eu e você.
Veja
que eu sem você sou apenas um arco e minha circunferência não é completa,
Não
quero ser um ângulo suplementar...
Eu
quero você pra me completar e formar 360 graus de amor perfeito.
Perceba
eu sou só uma projeção do tamanho do
nosso amor.
Por isso
insisto , porque você quer formar um triangulo amoroso, quando poderíamos ser
um círculo de amor perfeito.
Enxergue que ele é seu ângulo oposto que te faz
sofrer, seja só minha hipotenusa, capaz
de mudar qualquer resultado em minha vida.
Bruno
Rafael
Gustavo
Tavares
A INCÓGNITA X
Quando
encontrei matemática minha vida mudou completamente,
eu
comecei a viver diferentemente.
Meus
passos foram concretizados, meus pensamentos ficaram mais elevados,
comecei
a solucionar problemas.
Sempre
aparecia a incógnita x no meu caminhar, desde então, resolvi descobri-la,
mais o
melhor de tudo que vinha somando com algo e eu tinha que solucionar.
Sempre
aparecia em minha vida a equação x -100 = 900, eu não entendia o porquê.
Mas por
amor a matemática ter trilhado o meu caminho,
aprendi
e resolver e descobri o segredo.
X era
igual a 1000, x era a felicidade que estava batendo a 1000 na porta do meu
coração
a
felicidade era a matemática que resolve toda função.
Sulamita Francisca da Silva
Geiciane Maria da Silva Coutinho
ACRÓSTICO DO AMOR
Minha
vida
Amo
ter você
Todos
os dias penso em ti
Em
todos os momentos
Meu
precioso amor
Ao
lembrar-se de você
Toda
vez que te vejo eu mato minha saudade
Incondicionalmente
irei te amar pra sempre
Com
toda certeza eu posso te dizer:
Amo
você intensamente!
Autora:
EDUARDA
COM
AMOR
Um dia quando te vi
multipliquei o meu olhar por você. Eu nunca soube dizer o quanto te amo. Te vi
de uma forma mais diversificada, com porcentagem de tanta alegria e de
gentileza distribuindo o carinho a muitas pessoas. E com isso você me
amadureceu e me fez saber coisas que eu não imaginava. Abriu os meus olhos e me
mostrou suas qualidades tais como:
Com 4 X 5 , vi vinte
sinais de humildade
Com 4 X 7 vi vinte e
oito sinais de gentileza
E o melhor é eu com 4 X
10 eu tenho quarenta sinais de amor marcados em mim
Você é minha felicidade,
com você eu multiplico minha alegrias e subtraio minhas tristezas. Por isso
posso dizer com 100% de certeza: TE AMO MATEMÁTICA!
Marques, Juliana , Maira e Ana Lycia
Foi pensando
na matemática que descobri o amor.
Na primeira
vez que te vi meu coração multiplicou fiquei confuso
E perdido não sabia o que dizer fiz do lápis meu
companheiro
Para poder
escrever tudo o que sinto por você, os números foram tantos
Que nem pude
calcular na minha história de amor.
A matemática
veio ajudar e hoje eu posso dizer que eu só sei te amar.
Equipe: Natália, Ana Cristina, Rúbia, Glessa.
SOMANDO O AMOR
Meu nome é matemática,
Meu sobre nome é resolver,
Meu destino é calcular e aprender.
A vida é como a matemática,
Cada multiplicação é uma lembrança,
Cada soma é uma realidade.
Quando a matemática toca o coração,
Faz o sentimento bater
maior que a paixão,
Basta um ollar um toque ,
e nada mas pra fazer feliz
,
assim Como a matemática faz.
Estudando matemática,
Duas coisas aprendi,
te amo sem somar,
te quero sem dividir!
Equipe:ALCIONE,EDUARDO,GESYELE,LUCICLEIDE,MIRLEY,NATALIA,RODOLFO
ALGUMAS PARÓDIAS
BRINCADEIRA DA
MATEMÁTICA
Olha
a brincadeira matemática
Chega
pra cá, pra brincadeira matemática
Seus
braços vão ficar posicionados
Você
tem que encontrar o resultado
Na
sobrejetora
Não
pode sobrar
Já
na bijetora você vai encontrar seu par
Encaixa
(6 vezes)
É
a matemática
Olha
a brincadeira matemática
Chega
prá cá, pra brincadeira matemática
Seus
braços vão ficar posicionados
Você
tem que encontrar o resultado
Na
injetora
Você
vai encontrar seu par
E
ao mesmo tempo você pode até sobrar
Encaixa
(6 vezes)
É
matemática
Equação
do 2º grau
É e muito fácil de aprender
Separe a,b,e c assim , assim
Todos nós iremos resolver
B² - 4ac
O valor de delta encontrar,
Sua raiz verificar
X’ e X” não deixe pra depois
Substituindo o valor de x pra encontrar sua raiz.
Essa equação (3x)
do 2º grau (2x)
JÁ SEI CALCULAR
Já sei
calcular, eu já sei dividir agora falta multiplicar
Sei
subtrair 10- 6 é 4 agora vamos nos divertir
Tem que
ter paciência pra aprender função
Estudar
matemática é concentração
Já sei
equação, sei resolver problemas ,
vou buscando a solução
Tem que
estudar,
tem que
quebrar cabeça
para
conseguir calcular
Tô
calculando pra resolver b2 – 4 a c
e
resolvendo a equação , vou encontrando
a solução...
CORDEL DO EREM
I
No ano de dois mil e dez,
Itaquitinga inovou.
Com muita propriedade
O Estado avançou
E uma escola integral,
O município ganhou
II
Para implantar a Escola,
Foi grande o desafio.
Afora os aspectos legais,
Estávamos na contra mão.
Vez que o prédio, em desuso,
Não nos dava condição,
E, para receber os alunos
Foi muita improvisação.
III
O EREM de Itaquitinga
Avança diariamente.
Aprimoram-se os professores,
Objetivando o sucesso,
E os alunos, felizes,
Estão sentindo o progresso.
IV
Esta é uma realidade,
Que só tende a melhorar
Nossos jovens
motivados
Em tudo
participar,
Com as tarefas
em dia,
Só pensam em se
destacar.
V
Com a equipe incompleta,
Apenas quatro
docentes,
Inácio, Rose, Simone – e também
Iracelane – diretora Edilene
Com estes quatro heróis,
Limpou, traquejou o prédio – mostrando
Que é assim que se constrói.
VI
Inácio de Barros Pereira
Único homem da equipe,
Enfrentou o desafio.
Limpou quartos e paredes,
Varreu salas e corredor
Para que o EREM recebesse
Seu filho com muito amor
VII
As professoras ,por seu turno,
Não fizeram diferente;
Femininas e
lutadoras,
São pessoas conscientes;
Sempre ao lado de Inácio
com amor e satisfação
Mostrando que entre os sexos
não há discriminação.
VIII
O EREM de
Itaquitinga
Veio para transformar
Os jovens e os munícipes,
acreditem ponha crença
Porque não somos melhores,
Mas fazemos a diferença.
IX
Itaquitinga agora,
Tem mesmo que se orgulhar,
Com o EREM
funcionando
A juventude vai
mudar.
Com um estudo
diferente,
Estes jovens
vão crescer
Vez que o ensino daqui
Faz o jovem ascender.
X
Sabemos que este projeto
Teve um lutador aguerrido,
O Ex-prefeito Sinésio,
filho ilustre, querido,
Como amigo da cidade,
A todos ele ajudou
E uma Escola Integral
em Itaquitinga implantou
XI
Esperamos que todos vejam
O esforço da equipe,
Chovendo ou fazendo sol
Todos estamos presentes,
Recebendo vossos filhos
Com alegria, amor – coerência e prazer,
Pois não há dúvida nenhuma:
TODOS
IREMOS VENCER!!!!!!!!