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sábado, 24 de setembro de 2011

SARAU MATEMÁTICO

Um grande sonho....uma linda realidade!!!

O DISCURSO
"É bem mais fácil assim / com versos e cancões /cantando a matemática / 
cantando seus poemas / tocando os corações... 
E pra falar de amor /com versos e cancões  / vou recitar poemas /
 falando sobre números /  com versos e cancões.... É bem mais fácil assim..."

Conta uma antiga lenda que um rei ao repousar certa vez, na larga varanda de seu palácio, sonhou que encontrara sete jovens que caminhavam por uma estrada. Em certo momento, vencidas pelo fadiga e pela sede, as jovens pararam sob o sol causticante do deserto. Surgiu, neste momento uma formosa princesa que se aproximou das peregrinas, trazendo-lhes um grande cântaro cheio de água pura e fresca. A bondosa princesa saciou a sede que torturava as jovens e estas, reanimadas, puderam reiniciar a jornada interrompida.
Ao despertar, impressionado com esse inexplicável sonho, determinou o rei que  viesse à sua presença um sábio e consultou-o sobre o significado daquela cena a que ele - rei poderoso e justo - assistira no mundo das Visões e Fantasias. Disse o sábio: "Senhor! As sete jovens que caminhavam pela estrada eram as artes divinas e as ciências humanas: a Pintura, a Música, a Escultura, a Arquitetura, a Retórica, a Dialética e a Filosofia. A princesa prestativa que as socorreu simboliza a grande e prodigiosa Matemática". "Sem o auxílio da Matemática - prosseguiu o sábio - as artes não podem progredir e todas as outras ciências perecem".


Eu leciono matemática a 16 anos, e sempre escutei meus alunos dizerem que odeiam aritmética e que não conseguem entender os números, os cálculos nem sua utilização. Quando iniciei os trabalhos aqui no EREM Denival José Rodrigues de Melo, hoje meu segundo lar, também não foi diferente.
Eu sou uma mulher apaixonada ...amo meu trabalho, e sempre sonhei em ver meus alunos felizes e como eu...amando a matemática...E foi a partir daí que comecei a ler poemas matemáticos para eles, toda semana, com o propósito de fazê-los entender e se apaixonar pelos números. No inicio eles não compreendiam , alguns riam...mas depois sentiram falta, pediam que lesse mais pra eles, durante as aulas eu também costumava entoar canções matemáticas com as fórmulas dos conteúdos para facilitar o aprendizado dos alunos. Criei uma comunidade intitulada EU AMO MATEMÁTICA, da qual muitos alunos se tornaram membros. Então chegou um momento em que falei para eles: agora é a vez de vocês mostrarem que são capazes de amar, de sonhar, de compor... e de entender que sem a matemática não se vive.
Galileu mencionou em uma de suas obras que “A própria natureza está escrita em linguagem matemática”
O que vocês vão ver, ouvir e se emocionar nesta noite, é muito mais que um espetáculo, não é simplesmente apresentação de poemas de amor e canções com fórmulas matemáticas , mas é a realização de um grande sonho...
Um sonho que um dia eu  tive e que meus alunos , protagonistas dessa festa, juntos com todos que fazem a família EREM prof.º Denival  me ajudaram a realizar. Nas aulas de artes , quando confeccionamos as lembrancinhas em papel vegetal, nas aulas de literatura onde a Educadora e amiga Iracelane ajudou a orientar e corrigir comigo os poemas e as canções... em cada gesto de apoio da gestão e colegas educadores, em cada degrau alcançado.
Esta noite queridos convidados eu dedico a eles: aos estudantes, que me ajudaram a realizaram este sonho... a eles que me encheram de orgulho ao olhar para aqueles  livros...porque se não fosse as a proficiência de cada um deles...nada , nada disso estaria acontecendo . Muito obrigada a cada um estudante e muito obrigada a todos vocês, amigos e convidados que hoje estão aqui para compartilhar comigo dessa tão grande alegria. Esse Sarau é uma manifestação de sentimentos, de arte e de festa, regada a música e poemas matemáticos...Que todos se divirtam , se emocionem e principalmente, que amem a matemática...!
Muito obrigada!

ROSILENE MARCIONILA DE OLIVEIRA E SILVA

UM GRANDE ESPETÁCULO DE ARTE, 
MUSICA , POEMAS E NÚMEROS...























ALGUNS POEMAS

A FUNÇÃO DO AMOR
Para descobrir a função do amor devemos prestar atenção,
pois existe uma função em que pode haver traição.

É a função sobrejetora que não quer ver um coração triste na solidão,
mas não sabe ela que a pior dor,  é  a  dor da divisão.

E por falar em solidão lembrei-me agora de outra função,
é a função injetora onde não há traição,
mas existe a solidão para os que não encontrarão a metade do seu coração.

Se não é a sobrejetora e nem a injetora
qual será a função que não há traição nem muito menos solidão?

Lembro-me agora da função bijetora,
função arrebatadora de corações apaixonados.
Nesta função não há traição e nem solidão.
Todo mundo tem uma paixão,

não há divisão de amores e nem subtração de dores.
Os amores desta função nunca vão sofrer de solidão
Que bom é descobri a função do amor.
O amor é bijetor e arrebatador.

FABIA MAIZA RODRIGUES FERREIRA DA SILVA


NÚMEROS INTEIROS
Existem 4 palavras essenciais que não podemos esquecer, são elas:
Somar, subtrair, multiplicar e dividir
Some suas alegrias
Diminua suas tristezas
Multiplique seu amor
E divida sua esperança
Se somarmos tudo o que há de bom na vida
Com certeza trará mais felicidades e sempre conservar o sinal,
mais e mais tudo por igual serão bons resultados.
Se algo em nossa vida nos fizer sofrer
e tivermos que diminuir a felicidade somada
e  dividir  o que existe de pior na vida
o resultado será negativo.
Mas  se colocarmos o sinal do que trouxe mais emoção
e vez por outra a multiplicação.
Tudo se estabelece, 
E o resultado então será positivo.
Desse jeito seremos eternamente felizes.

Dupla:
EDINALVA MARIA DA SILVA
MARTANIA BARROS DE OLIVEIRA


O PRIMEIRO AMOR
Quando encontrar a fórmula do amor, e se esse amor fizer seu coração parar de funcionar. Por alguns segundos.
Preste atenção:
Pode ser o terço mais importante de sua vida.
Se os olhares se cruzarem e o quadrado entre ambos forem somados, e houver o mesmo brilho intenso entre eles,
Fique alerta: Pode ser a pessoa que você está esperando.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante,
 saiba que: a aritmética não falha.
E os olhos se encherem d’água neste momento, perceba.
Existe á matemática entre vocês.
Se o primeiro e o ultimo pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar cada vez, mas junto e chega apertar o coração agradeça.
Deus te mandou a fórmula do amor.

LAYANE CRISTINA DE ALMEIDA GOMES


POEMÁTICO

Estudando matemática
Duas coisas eu aprendi
Amo-te sem somar
Quero-te sem diminuir
Meus amigos essa noite
Eu tive uma alucinação
Sonhei com um nome de número
Invadindo meu coração
Resolvi fazer um poema
Para um problema resolver
Os números do desafio
Com força de vontade irei fazer
Na vida tenho metas
Traços retos vão estudar
Quero resolver muitos desafios
E a todos ultrapassar
Vendo números racionais
Lembrei-me do coração
Quem se divide em partes iguais
Pra me ajudar em todas as equações.

Dupla:
JULIANA MARIA DOS SANTOS
DIMAS MANOEL ALEXANDRE PEREIRA


AMOR = MATEMÁTICA
Se o amor é o inverso da solidão
Então podemos dizer que a potência é o inverso da radiciação
Mais a solidão representa uma fase infeliz da vida,
Já o amor é igual há uma expressão numérica,
Cheio de parênteses, colchetes  e chaves,
mas no final chegamos há um denominador comum.
Não sei o motivo, circunstância ou razão,
eu só sei de uma coisa
que o meu amor por ti parece uma equação,
é daqueles amores que para resolvê-los utilizamos: delta=b2-4. A.c
Nada na vida é fácil,
Mas se juntarmos amor e matemática,
A vida passará a ser uma equação cheia de incógnitas,
embora tenha alguns obstáculos,
mas não que nenhum cálculo consiga resolver.
Assim como o amor, a matemática tem suas fases ruins,
mas tudo isso é para que cada um de nós saiba que difícil é mais gostoso.

Micael Douglas Alves de Souza
 Noé Cabral da Silva Junior


CORAÇÃO EQUACIONADO

De onde vens?
Do país da equação
O que trazes?
Um coação equacionado
O que queres?
A simplificação de uma equação
O que achastes da equação?
Uma maneira facílima de resolver
Por que choras?
Porque não acho
Porque não achas?
Porque amo
Quem tu amas?
A verdadeira equação que vem do raciocínio e do coração.

Joana Paula da Silva
Luana Agostinho da Silva

Operação Amorosa

Porque  insistir em uma soma que não dará certo?
Porque não o subtrai de sua vida e soma-se a mim?
Porque não separa-se dele?
Se diz que me quer porque insistir em formar um triangulo amoroso, quando poderíamos ser uma linha reta com apenas duas extremidades: eu e você.
Veja que eu sem você sou apenas um arco e minha circunferência não é completa,
Não quero ser um ângulo suplementar...
Eu quero você pra me completar e formar 360 graus de amor perfeito.
Perceba eu sou só uma  projeção do tamanho do nosso amor.
Por isso insisto , porque você quer formar um triangulo amoroso, quando poderíamos ser um círculo de amor perfeito.
Enxergue  que ele é seu ângulo oposto que te faz sofrer, seja só minha  hipotenusa, capaz de mudar qualquer resultado em minha vida.

Bruno Rafael
Gustavo Tavares



A INCÓGNITA X

Quando encontrei matemática minha vida mudou completamente,
eu comecei a viver diferentemente.
Meus passos foram concretizados, meus pensamentos ficaram mais elevados,
comecei a solucionar problemas.
Sempre aparecia a incógnita x no meu caminhar, desde então, resolvi descobri-la,
mais o melhor de tudo que vinha somando com algo e eu tinha que solucionar.
Sempre aparecia em minha vida a equação x -100 = 900, eu não entendia o porquê.
Mas por amor a matemática ter trilhado o meu caminho,
aprendi e resolver e descobri o segredo.
X era igual a 1000, x era a felicidade que estava batendo a 1000 na porta do meu coração
a felicidade era a matemática que resolve toda função.

Sulamita Francisca da Silva
Geiciane Maria da Silva Coutinho


ACRÓSTICO DO AMOR

Minha vida
Amo ter você
Todos os dias penso em ti
Em todos os momentos
Meu precioso amor
Ao lembrar-se de você
Toda vez que te vejo eu mato minha saudade
Incondicionalmente irei te amar pra sempre
Com toda certeza eu posso te dizer:
Amo você intensamente!

Autora:
EDUARDA  


COM AMOR

Um dia quando te vi multipliquei o meu olhar por você. Eu nunca soube dizer o quanto te amo. Te vi de uma forma mais diversificada, com porcentagem de tanta alegria e de gentileza distribuindo o carinho a muitas pessoas. E com isso você me amadureceu e me fez saber coisas que eu não imaginava. Abriu os meus olhos e me mostrou suas qualidades tais como:
Com 4 X 5 , vi vinte sinais de humildade
Com 4 X 7 vi vinte e oito sinais de gentileza
E o melhor é eu com 4 X 10 eu tenho quarenta sinais de amor marcados em mim
Você é minha felicidade, com você eu multiplico minha alegrias e subtraio minhas tristezas. Por isso posso dizer com 100% de certeza: TE AMO MATEMÁTICA!

Marques, Juliana , Maira e Ana Lycia


AMOR MATEMÁTICO 

Foi pensando na matemática que descobri o amor.
Na primeira vez que te vi meu coração multiplicou fiquei confuso
E perdido  não sabia o que dizer fiz do lápis meu companheiro
Para poder escrever tudo o que sinto por você, os números foram tantos
Que nem pude calcular na minha história de amor.
A matemática veio ajudar e hoje eu posso dizer que eu só sei te amar.

Equipe: Natália, Ana Cristina, Rúbia, Glessa.


SOMANDO O AMOR

Meu nome é matemática,
Meu sobre nome  é resolver,
Meu destino é calcular e aprender.

A vida é como a matemática,  
Cada multiplicação é uma lembrança,
Cada soma é uma realidade.

Quando a matemática toca o coração,
Faz  o sentimento bater maior que a  paixão,
Basta um ollar um toque ,
 e nada mas pra fazer feliz ,
assim Como a matemática faz.
Estudando matemática,
Duas coisas aprendi,
te amo sem somar,
te quero sem dividir!

Equipe:ALCIONE,EDUARDO,GESYELE,LUCICLEIDE,MIRLEY,NATALIA,RODOLFO


ALGUMAS PARÓDIAS

BRINCADEIRA DA MATEMÁTICA

Olha a brincadeira matemática
Chega pra cá, pra brincadeira matemática
Seus braços vão ficar posicionados
Você tem que encontrar o resultado
Na sobrejetora
Não pode sobrar
Já na bijetora você vai encontrar seu par
Encaixa (6 vezes)
É a matemática
Olha a brincadeira matemática
Chega prá cá, pra brincadeira matemática
Seus braços vão ficar posicionados
Você tem que encontrar o resultado
Na injetora
Você vai encontrar seu par
E ao mesmo tempo você pode até sobrar
Encaixa (6 vezes)
É matemática


Equação do 2º grau

É e muito fácil de aprender
Separe a,b,e c assim , assim
Todos nós iremos resolver
B² - 4ac
O valor de delta encontrar,
Sua raiz verificar
X’ e X” não deixe pra depois
Substituindo o valor de x pra encontrar sua raiz.
Essa equação (3x)
do 2º grau (2x)


JÁ SEI CALCULAR

Já sei calcular, eu já sei dividir agora falta multiplicar
Sei subtrair 10- 6 é 4 agora vamos nos divertir
Tem que ter paciência pra aprender função
Estudar matemática é concentração
Já sei equação, sei resolver problemas ,
 vou buscando a solução
Tem que estudar,
tem que quebrar cabeça
para conseguir calcular

Tô calculando pra resolver b2 – 4 a c
e resolvendo a equação , vou encontrando
a solução...



CORDEL DO EREM

I
No ano de dois mil e dez,

Itaquitinga inovou.

Com muita propriedade
O Estado avançou
E uma escola integral,
O município ganhou

II
Para implantar a Escola,
Foi grande o desafio.
Afora os aspectos legais,
Estávamos na contra mão.
Vez que o prédio, em desuso,
Não nos dava condição,
E, para receber os alunos
Foi muita improvisação.

III
O EREM de Itaquitinga
Avança diariamente.
Aprimoram-se os professores,
Objetivando o sucesso,
E os alunos, felizes,
Estão sentindo o progresso.

IV
Esta é uma realidade,
Que só tende a melhorar
 Nossos jovens motivados
 Em tudo participar,
 Com as tarefas em dia,
 Só pensam em se destacar.

V
Com a equipe incompleta,
 Apenas quatro docentes,
Inácio, Rose, Simone – e também
Iracelane – diretora Edilene
Com estes quatro heróis,
Limpou, traquejou o prédio – mostrando
Que é assim que se constrói.
                      
 VI
Inácio de Barros Pereira
Único homem da equipe,
Enfrentou o desafio.
Limpou quartos e paredes,
Varreu salas e corredor
Para que o EREM recebesse
Seu filho com muito amor

VII
As professoras ,por seu turno,
Não fizeram diferente;
Femininas  e lutadoras,
São pessoas conscientes;
Sempre ao lado de Inácio
com amor e satisfação
Mostrando que entre os sexos 
não há discriminação.

VIII
O  EREM de Itaquitinga
Veio para transformar
Os jovens e os munícipes,
acreditem ponha crença
Porque não somos melhores,
Mas fazemos a diferença.

IX
Itaquitinga agora,
Tem mesmo que se orgulhar,
Com o  EREM funcionando
 A juventude vai mudar.
 Com um estudo diferente,
 Estes jovens vão crescer
Vez que o ensino daqui
Faz o jovem ascender.
                                 
X
Sabemos que este projeto
Teve um lutador aguerrido,
O Ex-prefeito Sinésio,
filho ilustre, querido,
Como amigo da cidade,
A todos ele ajudou
E uma Escola Integral
em Itaquitinga implantou
         
  
XI
Esperamos que todos vejam
O esforço da equipe,
Chovendo ou fazendo sol
Todos estamos presentes,
Recebendo vossos filhos
Com alegria, amor – coerência e prazer,
Pois não há dúvida nenhuma:
TODOS IREMOS VENCER!!!!!!!!